BRONQUITE
O QUE É BRONQUITE?
Bronquite é um nome genérico que se dá para a inflamaçăo nos brônquios, que pode ter diversas origens. Além da alérgica, também chamada de Asma (veja no tópico específico), há a bronquite aguda, causada por infecção, e a bronquite crônica, geralmente causada pelo tabagismo.
BRONQUITE AGUDA
É uma inflamação nos brônquios que se instala e evolui em poucos dias, causada geralmente por um vírus ou uma bactéria. Os sintomas são tosse com expectoração de aspecto variado, chiado e falta de ar, podendo haver febre em alguns casos. Melhora e cura no máximo em 4 semanas quando instituído o tratamento correto.
BRONQUITE CRÔNICA
A bronquite crônica é causada principalmente pela exposição continuada ao tabagismo ou a outros agentes inalantes agressivos aos pulmões. Geralmente se desenvolve a partir da sexta década de vida, mas pode aparecer antes no fumante ativo ou passivo. Os sintomas são tosse persistente ao longo de meses e anos, com produção variada de expectoração, geralmente matinal, episódios de chiado no peito e falta de ar. Pode se agravar com o tempo, principalmente se não for adequadamente tratada.
QUAL É O TRATAMENTO PARA BRONQUITE?
Os diversos tipos de bronquite possuem algumas semelhanças no tratamento. As medicações inalatórias são as mais recomendadas para dilatar os brônquios, tratar localmente o processo inflamatório e restabelecer a passagem do ar que chega aos pulmões. Outros medicamentos como antibióticos e corticosteróides podem ser necessários, porém o tratamento correto e o uso de qualquer medicamento deverá ser orientado por um Pneumologista, após definir o tipo de bronquite, pois se tomados inadequadamente ou como auto-medicação podem trazer efeitos colaterais perigosos além de não curar a doença.