DERRAME PLEURAL
O QUE É DERRAME PLEURAL?
O derrame pleural é o acúmulo anormal de líquido entre as pleuras. A pleura é uma fina membrana que reveste tanto o pulmão (pleura visceral) quanto a parede interna do tórax (pleura parietal). Normalmente o espaço entre as pleuras possui mínima quantidade de líquido, apenas o suficiente para permitir o deslizamento entre elas. Quando há um desbalanço entre a produção e a reabsorção habitual deste líquido, ocorre um acúmulo formando o derrame pleural.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DE DERRAME PLEURAL?
Diversas são as possíveis causas, por isso, assim que confirmada a presença do derrame pleural este deve ser investigado. Dentre as causas mais comuns estão:
-
Tuberculose pleural
-
Associado a uma Pneumonia
-
Doenças cardíacas, principalmente a insuficiencia cardíaca
-
Diversos tipos de câncer (principalmente mama, pulmão e linfomas)
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE DERRAME PLEURAL?
-
Dor localizada no tórax, principalmente ao respirar
-
Tosse
-
Falta de ar (muitas vezes representada pelo cansaço aos esforços).
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE DERRAME PLEURAL?
O diagnóstico inicial é feito através de exames de imagem como o Raio X de tórax e a Tomografia. A depender do estado clínico e sintomas associados pode ser necessária a retirada do líquido por punção com agulha, ou através de drenagem com cateter. Para casos em que a dúvida da causa persista mesmo após a análise do líquido, a biópsia de pleura por procedimento minimamente invasiva pode ser indicada.
QUAL É O TRATAMENTO PARA DERRAME PLEURAL?
O tratamento não é voltado para o derrame pleural em si, mas sim para a doença que o causou. Em casos com derrame muito volumoso levando a sintomas agudos pode ser necessário o esvaziamento do líquido por agulha, dreno ou cirurgia. Uma avaliação pneumológica minuciosa definirá qual a melhor estratégia de investigação e terapêutica, caso a caso.