ESPIROMETRIA
(TESTE DE FUNÇÃO PULMONAR)
O QUE É ESPIROMETRIA?
A espirometria (“exame do sopro”) é um procedimento que permite medir os fluxos de ar que entram e saem dos pulmões. Este exame, realizado em poucos minutos, permite a obtenção de informações valiosas na avaliação da saúde respiratória. È uma ferramenta vital no dia a dia da clínica pneumológica, ajudando na rápida tomada de decisão terapêutica, dando elementos que tornam o tratamento do paciente mais seguro e eficaz. Geralmente no consultório é realizada em duas etapas. Uma antes do uso de broncodilatador e outra após o uso.
A ESPIROMETRIA É IMPORTANTE SER SOLICITADA EM DIVERSAS SITUAÇÕES:
-
Na investigação das causas dos principais sintomas respiratórios como falta de ar, tosse, chiado no peito etc.
-
Na investigação de causas de alterações identificadas em exames de imagem como radiografias ou tomografias de tórax ou em exames laboratoriais.
-
No diagnóstico e acompanhamento de doenças crônicas como Asma, Bronquite Crônica, Enfisema Pulmonar, Fibrose Pulmonar, etc, como parâmetro objetivo de melhora, de resposta terapêutica ou da progressão de determinada patologia.
-
Na aferição quantitativa de diversos parâmetros de função pulmonar, ajudando a eliminar o viés subjetivo do sintoma dispnéia, em casos de falta de ar por ansiedade ou psicossomática.
-
Avaliação dos pacientes tabagistas ou ex-tabagistas.
-
Avaliações pré-operatórias contribuindo na estimativa e redução dos riscos relacionados a diversos procedimentos cirúrgicos.
-
Na avaliação admissional e no acompanhamento de trabalhadores expostos a ambientes com inalação de poeiras e fumaças nocivas à saúde.
A espirometria para ter sua validade assegurada sempre deverá ser interpretada por um Pneumologista que é o profissional capacitado e treinado para este fim.