FALTA DE AR
O QUE É A FALTA DE AR?
Falta de ar, ou dispneia é um sintoma que reflete a dificuldade para respirar que pode ser interpretada como fôlego curto, sensaçăo de sufocamento ou até mesmo aperto no peito, podendo gerar grande limitaçăo nas atividades de vida diária.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA FALTA DE AR?
As principais causas de dispnéia săo as doenças respiratórias. A Asma, DPOC (bronquite e enfisema), doenças intersticiais como a fibrose pulmonar e outras, além das diversas infecções que envolvem as vias aéreas e os pulmões. Algumas doenças cardiovasculares também podem levar a dispnéia, como a insuficiência cardíaca congestiva, as valvulopatias e arritmias. Anemia, fraqueza muscular, obesidade e fatores emocionais como ansiedade e depressão também săo causas que devem ser consideradas.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA FALTA DE AR?
Para o diagnóstico correto, é importante informar ao pneumologista o início dos sintomas, a progressăo, as atividades para as quais a limitaçăo é maior, assim como a presença de fatores de melhora ou piora (por exemplo, se a falta de ar piora quando se deita ou quando se levanta). A presença de outros sintomas e outras doenças prévias ou atuais também deverão ser informadas, bem como o uso de medicações de rotina.
Para a investigação da causa, além do histórico e exame físico personalizado, costuma ser necessário a realização de exames complementares para avaliar o aparelho respiratório como um todo através de exames de imagem, provas de função pulmonar (espirometria), bem como exames cardiológicos e laboratoriais.
QUAL É O TRATAMENTO PARA FALTA DE AR?
Após a análise detalhada dos resultados em conjunto, será possível diagnosticar a causa da dispnéia e o tratamento vai variar de acordo com a doença, podendo ser feito através de medicaçőes por via oral, medicaçőes inalatórias ou ambas. Muitas vezes o tratamento poderá ser multiprofissional, com outras especialidades envolvidas e fisioterapia respiratória associada.